Paróquias

Paróquia São José Operário (Rua XV)

BREVE HISTÓRICO

A Igreja Matriz São José Operário situa-se na Rua XV de Novembro, 1819, Bairro Laranjeiras, na cidade de Rio do Sul, SC. Sua origem vem de 1966, quando algumas famílias começaram a reunir-se nas casas, para rezar em torno de uma pequena imagem de Nossa Senhora. Entre estas famílias estavam José S. Laurentino, João Pinheiro, João e Tusnelda Kraus, José e Guilhermina Nogas, Lauro e Santolina de Oliveira, Wilbert e Maria Forita. Estas e outras famílias da área freqüentavam a Igreja São João Batista, no centro de Rio do Sul, hoje Catedral Diocesana, animada, então, pelos padres salesianos.

Com o tempo foi surgindo a idéia de uma capela local. Mas, como Comunidade, constituiu-se somente em 1969, ano de criação da Diocese de Rio do Sul. As primeiras missas foram celebradas na Escola Paulo Cordeiro. Com o incentivo do casal do Movimento Familiar Cristão (MFC) Sadi e Eldíria Medeiros, juntamente com Pe. Mildo Busarelo, a Comunidade conquista  um pequeno salão construído em madeira. O terreno foi comprado da família Murara por empenho do próprio Sadi Medeiros. Já em 1974 foi construído um salão um pouco maior, onde, além dos Cultos, eram realizadas festas. Em maio de 1975 foi realizada a grande festa do padroeiro São José Operário, com o lançamento da Pedra Fundamental, que ainda hoje pode ser vista cravada na escadaria da Igreja. Nesta data era presidente do Conselho Roberto dos Santos e vice presidente Aloísio Sebold. Aloísio, animador da festa, organizou um martelo de bronze, um de prata e outro de ouro. Cada um cobrava um preço para quem quisesse dar uma martelada na pedra fundamental. Presidiu a missa da festa o Pe. Evaristo Borgert, então pároco da Catedral. Os primeiros ministros da Comunhão foram Jonas (Rainord Bunder) e Manoel.

De festa em festa a Comunidade foi arrecadando e construindo  seu templo, e, em março de 1979, já com telhado posto, começou a ser utilizada para as funções religiosas e encontros de lideranças. O povo pertencente a esta comunidade, procedente de área rural, na sua maioria, são agora operários. Numa reunião na casa de José Nogas, onde estavam, também, José Laurentino e José da Olaria, falaram que o padroeiro poderia ser São José Operário. Fundada a Paróquia, por graça de Deus, seu primeiro pároco tinha o nome de padre José Francisco Krug.

CRIAÇÃO DA PARÓQUIA

Na primeira folha do Livro Tombo da Paróquia “São José Operário” encontramos a portaria de implantação da Paróquia, despachada por Dom Tito Buss. Diz: “Faço saber que, no uso de minhas atribuições e para atender ao bem espiritual do povo de Deus desta cidade episcopal de Rio do Sul, considerando: que a cidade está em contínuo crescimento; que é difícil e precário o atendimento religioso do povo a partir de uma só sede paroquial; que já existem várias comunidades florescentes em diferentes bairros; que os serviços religiosos permanentes animados por sacerdotes a partir de outros centros paroquiais hão de trazer incremento considerável à vida cristã do povo, depois de ouvido o Conselho Presbiteral, outros sacerdotes e representantes das comunidades, achei bom determinar a implantação de novas sedes paroquiais nos bairros da cidade. Logo que oferecerem condições as novas Paróquias serão canônicamente eretas. Cada nova Paróquia em formação terá desde logo um sacerdote como animador central”

COMPOSIÇÃO GEOGRÁFICA DA PARÓQUIA

Tem sua sede na Rua XV de Novembro, 1819, bairro Laranjeiras, Rio do Sul, onde está a Igreja Matriz São José Operário. Inicia na Rua Pedro Moretto e se prolonga pelos dois lados do rio Itajaí do Sul acima, Rua do Bonfim e Bairro Albertina, abrangendo, também, todo o Município de Aurora com onze Comunidades: Ribeirão Strey, Aurora (sede), Serra Aurora, Alto Ribeirão Pacas, Cobras Sul, Santo Antônio, São Martinho, Santa Tereza, Nova Itália, Coqueiral e Chapadão da Nova Itália. A população católica da Paróquia em outubro de 2010 é de aproximadamente 8.500 habitantes.

Data de Criação

04 de março de 1979

Desmembrada de

Catedral São João Batista - Rio do Sul

Municípios

Rio do Sul e Aurora

Número de Comunidades

13 Comunidades

Pároco

Pe. Arnaldo Allein

Vigário Paroquial

Pe. Evaristo Borgert

Horários de Missa na Igreja Matriz

Domingo: 8:30h

Endereço da Igreja Matriz

Rua XV de Novembro, 1819 - Bairro Laranjeiras

Rio do Sul/SC

CEP 89.167-410

Horários de atendimento na Secretaria Paroquial

Terça-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Sábado, das 8h às 12h.

Endereço da Secretaria Paroquial