Comunidades

Comunidade São Cristóvão

Os primeiros moradores desta comunidade foram: Família Jensen, Família Palombo, Família Bresem. As maiores dificuldades eram o transporte, as estradas, a educação, a falta de energia elétrica.

As primeiras famílias reuniam-se na casa do Sr. Lino Ropelato, na comunidade de Serra Aurora. Os batizados e Casamentos aconteciam nas Igrejas dos Centros.

No dia 9 de novembro de 1986 aconteceu o primeiro encontro de catequese, com 15 catequisandos. O Pároco era o Pe. Marino Loffi, que encaminhava os materiais fornecidos pela Paróquia para a organização religiosa. No dia 13 de setembro de 1987 aconteceu a primeira Celebração, com o Ministro Onório Parma, que morava na comunidade, mas participava em Serra Aurora. A primeira Missa aconteceu em outubro de 1987, presidida pelo Pe. Marino Loffi.

Os primeiros líderes eram Onório Parma (Ministro da Sagrada Comunhão), Carmem Rita Gesser (Catequista) e os membros da Diretoria, Srs. Raulino Parma e João Gesser.

A igreja foi construída em mutirão, com doações e lucros de eventos.

Quando a igreja foi construída residiam na Comunidade as seguintes famílias: Parma, Gesser, Espíndola, Lenhard, Forbice, Boeng, Stefens, Montibeller, Küster, Hermes.

No dia 07 de fevereiro de 1988 o Pe. Marino Loffi despede-se da Paróquia, enqunto é empossado o novo Pároco Pe. João Ferrari pelo bispo Dom Tito Buss, com a presença de Pe. José F Krug e Pe. Marino Loffi.

A idéia do padroeiro da Comunidade “São Cristóvão” surgiu em 1988, indicado por João Espíndola, e a comunidade. A imagem foi encomendada  de São Paulo, pelo Sr. Onório Parma, e comprada com dinheiro da Comunidade. O Livro Tombo da Paróquia, folha 47verso, diz:”No dia 07 de agosto de 1988 foi realizada a 1ª festa na Capela Alto Pacas com o Padroeiro escolhido pela Comunidade que se chama São Cristóvão. Foi realizada uma caravana de carros de Aurora até Alto Pacas, com a celebração da missa e festejos populares”.

Outro registro no Livro Tombo, folha 48, é que “dia 12 de outubro houve missa e festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida em Alto Pacas às 10:00h. É a padroeira secundária já que o principal é São Cristóvão”.

Mas antes destes fatos já havia movimentação religiosa na Comunidade. Assim diz o Livro Tombo, página 46v: “Um trabalho muito importante que teve início neste mês de junho nesta Paróquia, passando por todas as Comunidades, foi a visita do Pe. Vigário, ficando um dia todo em cada Comunidade com encontro para crianças, jovens e casais. No dia oito (08) foi iniciado em Alto Pacas, com a seguinte programação: 09:00h encontro com as crianças tendo como material, além de outros, o livreto Oração do Cristão. Às 10:30h encontro com os jovens, numa revisão dos Grupos de Jovens com o material da Diocese “O jovem da roça também tem valor”. Onde não havia Grupo se tentava formar com a boa vontade dos jovens. Às 15:00h encontro e Palestra para os pais. E às 16:30h celebração da Missa para toda a Comunidade.

Outros padres que atenderam a Comunidade foram: Pe. Edolar Pavanelo, Pe. José Francisco Krug, Pe. Rene Valberto Gesser, Pe. Alírio Vicenzi, Pe. Auri de Oliveira, Pe. Cácio Rozza e Pe. Evaristo Borgert.

Os primeiros Ministros da Comunhão surgiram em 1989, sendo bem recebidos pela Comunidade. Foram: Onório Parma e Carmem Rita Gesser.

A atividade do dia-a-dia das familias era a agricultura. As casas eram mistas, com sistema sanitário.

A estrada era de barro, e os transportes utilizados eram carroças, micro-tratores e alguns automóveis. Esses veículos trasnportavam os produtos da terra, que eram vendidos para comerciantes.

Os festeiros eram responsáveis por organizar as festas do padroeiro, com a ajuda de todas as famílias. Os eventos sempre tiveram grande participação da Comunidade desde seu início.

Desde a sua criação até os dias de hoje não houveram muitas mudanças na Comunidade, que continua agrícola.

Dois jovens da Comunidade foram para o seminário, mas nenhum dos dois seguiu a vocação sacerdotal e hoje não residem mais na localidade. Há o Pe. Rene V. Gesser, que é da Comunidade e sempre ajudou na sua formação. Nenhuma moça da Comunidade foi para o Convento.

Os movimentos religiosos além das Celebrações Dominicais são: Grupos de Reflexão, Grupo de Jovens, Movimento de Mulheres Agricultoras, Pastoral da Terra, Catequese.

No início não havia cemitério na localidade. Este foi criado junto com a capela. Os primeiros sepultamentos foram de João Gesser e Alírio Giesel.

A Comunidade tem como espaço físico uma bonita Capela, com sacristia e banheiro, um salão espaçoso com banheiros, cozinha, churrasqueira, mesas e cadeiras para seus eventos. Ainda tem seu cemitério para dar digna sepultura a seus falecidos. Para a catequese e grupos de jovens a Comunidade usa uma escola desativada, ou então o salão.

A Igreja colaborava com o lazer da Comunidade através dos eventos anuais.

O fato marcante da Comunidade é a união das famílias e os trabalhos em mutirão.

A Comunidade já recebeu algumas visitas de autoridades religiosas, como os Bispos Diocesanos Dom Tito Buss, Dom José Jovêncio Balestieri.

Na localidade de Alto Ribeirão Pacas moram, também, muitas famílias da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB).

Tem uma sociedade recreativa “25 de julho” com campo de futebol.

Aos domingos, após a Celebração religiosa, a Comunidade se reune no salão onde trocam idéias, conversas, notícias e lazer.

Dia do Santo Padroeiro

25 de julho