Histórico da Diocese de Rio do Sul

A Diocese de Rio do Sul foi oficialmente erigida no dia 12 de março de 1969, por Paulo VI, com a Bula “Quam Máxime” e a indicação do primeiro Bispo na pessoa do Padre Tito Buss, professor de Teologia em Curitiba e pároco da Catedral São Francisco Xavier, na Diocese de Joinville.

Segue um trecho do texto:

“Paulo VI, Bispo, Servo dos servos de Deus, para perpétua memória do acontecimento.

Tendo em vista acima de tudo a salvação das almas, nosso venerável irmão Dom Sebastião Baggio, Arcebispo titular de Éfeso, e Núncio Apostólico no Brasil, houve por bem, após ter ouvidos nossos  veneráveis irmãos Dom Afonso Niehues, Arcebispo de Florianópolis e Dom Gregório Warmeling, Bispo de Joinville, requerer à Santa Sé Apostólica que se constituísse nesse lugar nova diocese [...].

A sede episcopal da nova Diocese será na cidade de Rio do Sul, e a sede do magistério episcopal será na igreja paroquial existente na mesma cidade, consagrada a Deus em honra de São João Batista, que nós elevamos à categoria das Igrejas Catedrais. [...].

Dado em Roma, junto de São Pedro, aos vinte e três do mês de novembro, ano do Senhor, mil novecentos e sessenta e oito, sexto de nosso pontificado”.

Papa Paulo VI

O território da nova Diocese foi desmembrado da Arquidiocese de Florianópolis e da Diocese de Joinville. Compreende uma área de 10.089 quilômetros quadrados. Compõe-se de 32 municípios, com 31 Paróquias, agrupadas em 6 Regiões Pastorais. Tem uma população de 338.096 habitantes (senso de 2019).

No dia 3 de agosto de 1969, houve a instalação solene da Diocese de Rio do Sul e a ordenação de seu primeiro Bispo. Registrou-se a presença de aproximadamente cinco mil pessoas.

A celebração foi presidida por Dom Afonso Niehues, Arcebispo metropolitano de Florianópolis. Estavam também presentes Dom Gregório Warmeling (Bispo de Joinville), Dom Daniel Hostin (Bispo de Lages), Dom Anselmo Pietrulla (Bispo de Tubarão), Dom José Gomes (Bispo de Chapecó), Dom Orlando Dotti (Bispo de Caçador), Dom Honorato Piazera (Bispo Coadjutor de Lages), Dom Pedro Fedalto (Bispo Auxiliar de Curitiba) e Dom Wilson Laus Schmidt (Bispo Emérito de Chapecó), presbíteros, religiosos e religiosas e o governador do Estado de Santa Catarina, Sr. Ivo Silveira.

Em 29 de julho de 1998, Dom José Jovêncio Balestieri é nomeado Bispo Coadjutor da Diocese e a partir do dia 1º de setembro de 2000 assume como 2º Bispo da Diocese.

Em 22 de dezembro de 2007, toma posse como Bispo Coadjutor Dom Augustinho Petry. Em 19 de março de 2008, tornou-se o 3º Bispo Diocesano. Em 17 de dezembro de 2014 foi escolhido como 4º Bispo Diocesano Dom Onécimo Alberton, ordenado Bispo em Criciúma no dia 22 de fevereiro de 2015 e tomando posse, na Diocese, no dia 15 de março de 2015, na Catedral Diocesana de Rio do Sul.

No dia 01 de novembro de 2023, Dom Onécimo Alberton é nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, e a Diocese de Rio do Sul se torna Sé Vacante, à espera de um novo pastor.