Comunidades

Comunidade Santo Antônio

As primeiras famílias da Comunidade foram as famílias Dias, Klaumann e Barask. A família Dias possuía apenas 4 filhos. As dificuldades eram muitas.

Inicialmente frequentavam as Comunidades de Rio das Pedras e Coqueiral, sendo bem atendidos.

Para ir as Celebrações utilizavam carroças, cavalos e muitos iam a pé. Dionísio Klaumann era o Capelão. Utilizavam para as Celebrações um livro.

Os líderes do Grupo eram Zeca Cun e Réber Barask.

A igreja foi construída há, mais ou menos, 40 anos. Quem colaborou para a construção da igreja foi a própria Comunidade.

Quando a igreja foi construída as famílias que pertenciam a Comunidade eram as famílias Dias, Barask e Klaumann.

A idéia do padroeiro veio de Antônio Censi, que comprou a imagem.

O Padre que presidiu a primeira Missa foi o Pe. Pedro, mas outros Padres também atenderam a Comunidade.

O primeiro ministro da Comunidade foi Dionísio Klaumann, aprovado pela Comunidade.

Todos os integrantes da Comunidade são agricultores, cultivando fumo, cebola. Possuem um bom modo de viver, adquirindo como costumes tomar chimarrão ao meio-dia e fumar. Os habitos alimentares são: feijão, batata-doce, aipim e batata.

Antigamente moravam em casa de madeira, sendo que ninguém possuia casa de alvenaria. O sistema sanitário era formado pelas antigas privadas ou patentes.

Os meios de transporte eram: carroça, charrete e tobata. As estradas eram péssimas. Vendiam e transportavam os produtos da terra através de carroças e em mercados e armazéns.

As festas do padroeiro eram constituídas por novenas, a Missa e a Festa.

A Evolução da Comunidade se deu pelo crescimento dos filhos. Considera-se que antigamente era melhor que os dias de hoje.

Nenhum jovem da comunidade foi ao seminário ou convento.

Há na comunidade Missas e Novenas.

Há um cemitério na Comunidade.

O Botequim ficava localizado a 50 metros da casa.

A Igreja colaborava com o lazer através das Festas.

A Comunidade recebeu a visita de Dom Tito e Dom José.

Dia do Santo Padroeiro

Serra Aurora