Paróquias

Paróquia Santo Ambrósio (Ascurra)

No ano de 1875 chegava a Blumenau o primeiro grupo de italianos. Das mais variadas regiões da Itália, vieram os antepassados de Ascurra. Vieram à procura de uma vida melhor. Os lotes foram entregues em 15 de novembro de 1876. A data constitui o início da colonização e fundação da povoação de Ascurra.

Pe. José Maria Jacobs, de Blumenau, foi o primeiro padre a visitar Ascurra. Foi no ano de 1877. A partir da criação do Curato de Rodeio, em 22 de abril de 1900, Ascurra começou a ser atendida pela Paróquia de Rodeio, com os Franciscanos alemães à sua frente. O desejo do povoado de Ascurra era o atendimento por parte dos padres italianos, por isso pediram a criação de um novo Curato. No dia 26 de novembro de 1905, era inaugurada a igreja de Santo Ambrósio. O documento de criação da paróquia data de 29 de novembro de 1912, assinado por Dom João Becker. Foi lido em público no dia 13 de dezembro. Inicialmente, o território da paróquia ia desde Ascurra até Rio do Campo.

Pe. João Canônico foi o primeiro Pároco. Era padre diocesano de Turim, Itália. Já no dia 15 de dezembro realizou seus primeiros batizados. Tratou logo de trocar o sino por um maior, para chamar o povo. Como não havia casa paroquial, nem acomodações na sacristia, foi morar no Colégio Dante Alighieri. A partir de 1915, Dom Joaquim Domingues de Oliveira contatou os Padres Salesianos para atenderem a vida espiritual de Ascurra. Construíram, também, sua história na educação, com o Colégio São Paulo. Permaneceram até 31 de dezembro de 2010 na Paróquia. Agora, os cuidados pastorais da paróquia foram entregues ao Clero Diocesano de Rio do Sul.

Até o ano de 2022 foram 27 párocos.

A Paróquia é composta por 12 comunidades: Santo Ambrósio, São Cristóvão, Santa Bárbara, São José, Nossa Senhora Mãe da Igreja, Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus, Sagrada Família, Santo Antônio, Nossa Senhora de Lourdes, Dom Bosco, Santa Teresinha e São Roque.

O Conselho de Pastoral Paroquial é recente e tem dado sua contribuição na organização administrativa e pastoral. Reúne-se periodicamente: planeja, organiza, avalia e discute realidades administrativas e pastorais. As pastorais e movimentos buscam se aprimorar, formar, celebrar e viver a sua fé. A fé católica tem sua história, seus desafios e muito protagonismo. Muitas lideranças se dedicam à evangelização e acreditam na construção do Reino de Deus!

Data de Criação

Ascurra/SC

CEP 89.138-000

Horários de atendimento na Secretaria Paroquial

Terça-feira à sexta-feiras, das 7:30h às 12h e das 13:30h às 17:30h.

Sábado, das 7:30h às 11:30h.

Endereço da Secretaria Paroquial

Rua Jacó Badalotti, 116 - Centro