Encontro da Pastoral Carcerária do Regional Sul 4

Nos dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro de 2023, aconteceu, no Centro Diocesano de Formação, em Rio do Oeste, o Encontro de Formação dos Agentes da Pastoral Carcerária do Regional Sul 4.  Participaram líderes de todas as Dioceses de Santa Catarina.

O encontro teve início na sexta-feira, com a recepção de cerca de 60 participantes e com ampla partilha dos trabalhos pastorais de cada Diocese junto aos presídios e no atendimento aos familiares dos detentos. Partilhou-se, também, questões relativas à metodologia própria adotada pelos agentes da Pastoral Carcerária de cada Diocese. Foram apontados como aspectos positivos: a boa receptividade por parte dos detentos; o grande desejo de serem ouvidos; pedem para fazer contato com seus familiares; querem notícias dos filhos, em especial das crianças; pedem orações; se sentem emocionalmente aliviados com a possibilidade do encontro com os agentes da Pastoral Carcerária. Houve tempo para interagir, trocar experiências e para mútuo apoio nessa ação tão delicada e, ao mesmo tempo, tão importante da Igreja.

Observou-se que a grande maioria dos detentos, em todo o estado de Santa Catarina, são jovens entre 18 e 29 anos de idade. Ou seja, mais de 10 anos da juventude (período que seria destinado ao estudo, formação, profissionalização, tempo hábil para constituir a própria família), eles o passam no presídio, segregados da família, da sociedade e do bem viver!

O Vice-coordenador nacional, Pe. Almir J. Ramos, abordou o tema “Prevenção ao Suicídio”. Discutiu desde os sinais demostrados de intensão ao suicídio, os pedidos de ajuda, as atitudes e pensamentos suicidas que muitas vezes não são notados, nem percebidos pela sociedade, bem como as formas de prevenção. A discussão foi de grande valia na conscientização sobre as causas do suicídio e como prevenir, em especial a juventude, sobre esse mal, cada vez mais comum na sociedade.

O Secretário Geral da CNBB Regional Sul 4, Pe. Antônio Madeira, se fez presente e oportunizou boa troca de experiência pastoral no sentido de acolher a proposta de sermos uma Igreja sinodal: pela primeira vez em nossa história, todo o Povo de Deus participará diretamente de um sínodo. Esta ação participativa é desejo do Papa Francisco: “Que sejamos uma Igreja constituída por um povo que caminha em comunhão, participação e missão”!

A Coordenadora nacional da Pastoral Carcerária, Irmã Petra S. Pfaller (natural da Alemanha, mas que há 18 anos é missionária no Brasil), trabalhou o tema “Diálogo com a sociedade sobre a vida dos detentos”, a fim de promover uma consciência coletiva, comprometida com a vida e a dignidade da pessoa humana no cárcere. Outros aspectos importantes destacados foram: o combate à tortura e desmilitarização das polícias; a questão de se trabalhar políticas públicas próprias para o cárcere; o problema das superlotações; a debilidade de assistência do Estado e a desproporcionalidade do número de vagas para a quantidade de detentos, tornando a saúde física, mental e espiritual dos detentos cada vez mais fragilizadas.

Diante de um panorama tão desafiador, os participantes dedicaram tempo suficiente para discutir, esclarecer e entender os diferentes pontos de vista. Outra questão discutida foi a respeito das dificuldades que enfrentam nas visitas aos detentos, a adoção de metodologia que possibilite uma evangelização mais conforme Jesus, que “veio para que todas as pessoas tenham vida e a tenham em abundância”.

A Celebração Eucarística presidida por Dom Onécimo, Secretário da CNBB Regional Sul 4, concelebrada por 9 sacerdotes, com a comunidade paroquial e todos os agentes participantes do encontro estadual da Pastoral Carcerária, foi um momento especial no fortalecimento da fé e da espiritualidade, na missão pastoral e evangelizadora junto aos presídios do nosso Estado.

Na homilia, Dom Onécimo destacou que o trabalho da Pastoral Carcerária repete a ação amorosa de Jesus, Bom Pastor, que vai ao encontro da ovelha perdida, e diz: “Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me rece­bestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar” (Mt 25,35-36). Para nós, cristãos, esta passagem do Evangelho dispensa interpretação, pois, a partir do Batismo que recebemos e da fé que professamos, todos somos chamados a repetir, em nossa vida, os gestos de Jesus!

Logo após a Celebração Eucarística, os participantes do encontro foram recepcionados com um jantar no Centro de Formação, seguido de um momento cultural e confraternização.

No domingo houve tempo para tratar do Regimento Interno da Pastoral Carcerária Estadual. Após tempo suficiente de esclarecimento e entendimento, o Regimento foi aprovado pela maioria dos participantes.

A avaliação evidenciou pontos importantes: a necessidade de mais encontros de formação dos agentes de pastoral; a necessidade de reuniões presenciais e não apenas online; a participação de representação das Pastorais Carcerárias de todas as Dioceses do Regional Sul 4; a excelente acolhida, organização e ambiente propício do Centro de Formação, em Rio do Oeste; a ótima integração dos participantes; a significativa presença de sacerdotes, irmãs religiosas, leigos e leigas muito comprometidos com essa ação missionária; a forma harmoniosa e o excelente conteúdo da Celebração Eucarística, presidida por Dom Onécimo!

Com uma especial Celebração de Envio, foi concluído o Encontro da Pastoral Carcerária do Regional Sul 4!

Escrito por: Iloi N. Antunes (Coordenador Diocesano da Pastoral Carcerária) e Greice Fontanive (Assistente Social)

IRMÃ CARMELA PANINI

Articuladora Diocesana das Pastorais Sociais/Cáritas