Histórico de Sergio Meurer

Sergio Meurer, casado há 35 anos com Maria Aparecida Machado Meurer, tem três filhos: Sergio Roberto, Giovanni e Ana Cristina, duas noras: Aline e Tainá, e três netos: Thel Roberto, Vicente e Gael.

Ao longo de sua vida, dedicou grande parte do tempo à Igreja. Desde o ano de 1982, quando recebeu o Sacramento da Crisma, aos 19 anos, pelo saudoso Dom Tito Buss, percebeu que poderia ajudar a Comunidade, participando da liturgia, catequese e outras atividades.

Nestes 41 anos de caminhada, participou ativamente da vida da comunidade, da Paróquia e da Diocese. Atuou como Catequista, Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, Batismo e Assistente do Matrimônio, Animador de Cantos e Pastoral da Juventude. Nos anos de 1994 e 1995 participou do primeiro curso de Teologia Popular promovido pela Diocese e, poucos anos atrás, da Escola de Teologia. Desde o ano de 1986, participa, também, como membro e sócio da Comunidade Kolping de Vila Nova, Obra Kolping Estadual e Obra Kolping do Brasil. Participou de seis Encontros Estaduais das CEBs e um Intereclesial no ano 2000, em Ilhéus, na Bahia.

Sempre que teve oportunidade de participar de cursos e encontros de formação, esteve presente. Em 2018, teve a graça de ser indicado por lideranças da comunidade e paróquia para ingressar na Escola Diaconal. Sente-se muito grato e honrado por receber esta indicação, considerando que pode dar ainda mais sua contribuição a esta Igreja que aprendeu a amar pelos ensinamentos de Jesus Cristo e Seus Apóstolos.

Foram cinco anos de aprendizado e experiências práticas. A Escola Diaconal lhe proporcionou um conhecimento muito mais amplo da Igreja. Ao longo destes cinco anos em que participou da Escola Diaconal, de encontros de formação e retiros, recebeu a grande graça de contar com a ajuda de seus colegas, dos Professores, da CODIPE, juntos construindo uma linda história. Em todo este tempo de aprendizado, Sergio afirma que recebeu uma boa formação, pôde melhorar sua reputação, observar e praticar a doutrina, magistério e tradição da Igreja. Acredita que adquiriu a capacidade para assumir o Ministério do Diaconato Permanente!

Atualmente, além das atividades na comunidade (liturgia, catequese e animador de cantos) e da caminhada em preparação para o Diaconato Permanente, também participa da equipe diocesana das CEBs, Pastoral Social na Paróquia, e está colaborando com a Pastoral da Sobriedade nas visitas ao presídio feminino de Ituporanga.

“Este tempo de estudo e aprendizado me ajudaram também a melhorar o meu relacionamento com as pessoas, minha família e a comunidade. Deus seja louvado por me conceder a graça de ser um Diácono Permanente.” (Sergio Meurer)

“Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça” (Jo 15, 16).