Histórico de Sergio Alves Ferreira

Sergio Alves Ferreira, nasceu no dia 11 de março de 1966, na cidade de Nova Aurora/PR. Filho de José Alves Ferreira e Maria Risso Ferreira, é integrante de uma família de 10 irmãos. Foi batizado em 24 de abril de 1966, na Paróquia São Roque, de Nova Aurora, tendo como Padrinhos Nestor Cesar e Eugenia Capellin. Foi crismado no dia 15 de agosto de 1967. Seu Padrinho de Crisma é Sebastião Dias.

Começou sua vida escolar no ano de 1976, no Colégio Machado de Assis e, no ano seguinte, foi para a Escola Castelo Branco, na comunidade rural. Em 1979, aconteceu a visita missionária dos padres da congregação da Consolata no colégio. Padre Dante Possamai fez o convite para quem desejava seguir a vocação de padre, e ali os olhos de Sergio brilharam. Com muita coragem, disse “sim” no ano de 1980. Foi logo levado ao Seminário São José Cafasso em Cafelândia/PR. No ano de 1981, desistiu do seminário, mas não da vida cristã.

Aos 18 anos, com sua família, foi para a cidade de Santa Helena, no Mato Grosso. Dois meses e meio depois, após o falecimento de seu cunhado, sua mãe, que queria dar apoio a filha naquele momento delicado, decide voltar. E então, todos retornaram a Nova Aurora.

No ano de 1989, foi convidado pelo Padre Daniel Henkmeier para ir para o seminário novamente, mas a resposta foi “não”, pois já entendia que era velho para seguir esta vocação.

Trabalhava para ajudar seus pais no sustento da casa, pois havia mais 5 irmãos caçulas.

No dia 19 de setembro de 1991, começou a namorar com Cristina Esser e, no dia 15 de maio de 1993 se casaram. Em 17 de junho de 1996, tiveram sua primeira filha, Larissa Esser Alves Ferreira. No dia 03 de setembro de 2005, nasceu a segunda filha, Jussara Esser Alves Ferreira e, em 20 de setembro de 2008, nasceu a caçula Emanuely Esser Alves Ferreira.

No ano de 2002 começaram uma vida em Santa Catarina, em Lontras, onde tinham como pároco o Padre Claudio Stefem, auxiliado pelo seminarista Luiz Claudio Liskoski. Foi então que despertou sua

vocação, quando foi convidado por eles para ser Diácono Permanente pela Congregação dos Padres Redentoristas. Era um momento difícil, pois fazia pouco tempo que moravam em Lontras e pouco tempo que Sergio trabalhava na empresa Autobox. Então, lhe convidaram para ser Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão e da Palavra e, com grande felicidade, Sergio aceitou o convite para seguir a Palavra de Deus ainda mais de perto.

No ano de 2003, mudaram-se para Salete, motivados pelo estado de saúde de sua sogra, Josefina Mach Esser. Com isso, seguiu sua vocação na cidade; se apresentou ao pároco da época, Padre Frans, com uma carta de apresentação dos trabalhos pastorais que realizava na antiga paróquia e, a partir dessa carta, teve permissão para atuar na Paróquia Imaculada Conceição, na Comunidade São Martinho, em Salete, com provisão expedida pelo então Bispo Diocesano, Dom José Jovêncio Balestieri.

Nessa época, também assumiu o cargo de Coordenador Geral do CPC da Comunidade São Martinho.

No ano de 2012, o casal é convidado a participar do Movimento de Irmãos, que contribuiu ainda mais para a sua aproximação. Foram um dos primeiros casais a fazer parte do Movimento na Paróquia Imaculada Conceição, junto de Ermelinda e Antonio Schmitz, a convite do Padre Celso Einseng.

Em 2013, o Padre Celso lhe convida para a Escola Diaconal, porém não é possível. Nos anos seguintes, após a transferência do Padre Celso, teve contato com o Padre Haroldo, que permaceceu na Paróquia por três anos. Em seguida, Padre Adalberto, que assumiu a Paróquia, ao saber do seu interesse pelo Diaconado Permanente, tomou a iniciativa para que ingressasse na Escola Diaconal. Foi a partir daí que iniciaram as primeiras fases do diaconato.

No ano de 2018, começou o propedêutico, com alguns retiros de formação. No mês de julho de 2019, completou a 1ª Etapa na Escola São Francisco de Assis, em Florianópolis, e, no ano de 2020 veio a pandemia que, de certa forma, os paralisou, mas, mesmo assim, não pararam de estudar, seguiram firmes e fortes guiados pelo amor a Cristo e à vocação que lhes foi apresentada. No dia 19 de novembro de 2022, recebeu o Ministério do Leitorado. O dia 21 de janeiro de 2023 foi um dos dias mais maravilhosos que viveu, marcado pela formatura e recebimento do certificado de término dos estudos.

No dia 19 de março de 2023, no Santuário Nossa Senhora de Salete, às 19h, recebeu o Ministério do Acolitado, com a presença do Diácono Ademir Fink e Diácono Silvio Bodnar, em celebração presidida por Padre Dionísio Sebold.

Nas palavras de Sérgio, ser Diácono é seguir uma vocação da Igreja Católica para o serviço aos irmãos, à comunidade, ao pároco. “É por isso que eu desejo ser diácono, mas, acima de tudo, é uma vocação a que somos chamados, e quando chamado temos de dar uma resposta, dada do fundo do coração, mas não simplesmente por vontade própria, devemos deixar Cristo agir com a luz do Seu Espírito. Por isso, escolhi este lema para minha ordenação: ‘Eis-me aqui! Fala, Senhor, que Teu servo escuta’ (1Samuel 3,10). ‘Eis me aqui’ é estar de prontidão ao chamado de Deus. ‘Fala, Senhor, que Teu servo escuta’ é ouvir o chamado de Deus e dos irmãos que precisam, daqueles que têm um anseio de ouvir uma palavra, palavra esta que não sai da boca, mas do coração abrasador, que fecunda e penetra, e faz crescer como a semente lançada em terra boa, como Jesus fez e continua a fazer no coração de cada filho Seu.” (Sergio Alves Ferreira)

“Eis-me aqui! Fala, Senhor, que Teu servo escuta!” (1Sm 3,10)