Histórico de Silvanio Bittencourt

Silvanio Bittencourt nasceu em Petrolândia/SC, no dia 03 de fevereiro de 1973. Filho de Silvino Bittencourt e Tereza Schmidt Bittencourt. Em Petrolândia, recebeu os Sacramentos de Iniciação à Vida Cristã: Batismo, Primeira Comunhão e Crisma. Participou do clubinho vocacional São Francisco de Assis quando adolescente; nessa época, fez estágio vocacional no Seminário São Francisco de Assis, de Ituporanga, pois queria ser Padre, mas seus pais não permitiram, por ser o filho que já podia ajudar nas atividades da casa e do pequeno comércio de seus pais. Quando jovem, participou do grupo de jovens de Petrolândia e foi catequista.

Casou-se com Luciana Costa em 20 de junho de 1998. Tiveram dois filhos: Stéfanie e Murilo.

A partir de 2008, motivados pelos seus filhos que participavam do coral infantil, começaram a participar do ministério de música da catequese da comunidade. Em junho de 2012, foram convidados, pela Pastoral Familiar, a participar de um retiro de casais, no Centro Diocesano de Formação, em Rio do Oeste. Desde então, fazem parte da equipe Paroquial da Pastoral Familiar, e atualmente, da equipe Diocesana da Pastoral Familiar.

Em julho de 2018, teve seu nome indicado para ser candidato ao Diaconato Permanente. Ficou muito feliz e, após reflexão e conversa com a família, aceitou o convite. O período propedêutico foi muito importante para o correto discernimento da vocação, sempre com a participação das esposas, fortalecendo o entendimento e importância delas e da família para o ministério. Isso muito contribuiu para a caminhada e preparação na Escola Diaconal, que iniciou em 14 de junho de 2019 e finalizou no dia 21 de janeiro de 2023, com a formatura.

Sobre seus trabalhos na comunidade, dedica-se principalmente à formação de casais pré-matrimônio, pós-matrimônio e catequese batismal. Auxilia a formação de coroinhas e catequese. Através do ministério de música e liturgia, também participa e auxilia nas celebrações da comunidade.

Sua motivação vocacional inspira-se no chamado constante que Cristo nos faz: “Vem e segue-me”, bem como colocar-me a serviço das necessidades do povo de Deus, sobretudo das necessidades espirituais.

Também o motiva muito a família. É entusiasta das famílias e gosta de dedicar boa parte dos seus esforços para que as famílias sejam sempre santuários dedicados ao amor, respeito e oração. As famílias são o berço de todas as demais vocações, por isso acredita e tem esperança de que as famílias, fortalecidas no amor de Cristo, transformarão a Igreja e a sociedade. A restauração da Igreja passa pela restauração das famílias.

Busca inspirar-se na Palavra, atos e ações dAquele que foi obediente ao Pai até o fim, nos redimiu dos pecados e concluiu o projeto salvífico da humanidade por amor a nós.

Seu lema Diaconal: “Eu e minha família serviremos ao Senhor” (Josué 24,15).