NOTA DE FALECIMENTO

Com profunda tristeza, mas cheia de Esperança, a Diocese de Rio do Sul comunica o falecimento de Dom José Jovêncio Balestieri, SDB, Bispo Emérito desta Diocese, aos 83 anos de idade.

Dom José nasceu em Massaranduba/SC no dia 18/05/1939. Foi batizado no dia 10/06/1939, na sua comunidade natal, onde também recebeu o Sacramento da Crisma no dia 24/11/1941. Recebeu a Primeira Eucaristia na Paróquia Bom Jesus.

Entrou no seminário em 03/02/1951, no Colégio São Paulo, de Ascurra/SC. Professou os seus votos perpétuos na congregação Salesianos de Dom Bosco, em Taquari/RS, na data de 31/01/1965.

Foi ordenado diácono em 08/12/1967, na Igreja do Colégio São Paulo, em Ascurra/SC, e presbítero no dia 29/06/1968, em São Paulo/SP, na Igreja Sagrado Coração de Jesus. Escolheu como lema sacerdotal: “Senhor, ajuda-me a dizer SIM!”

Eleito Bispo para a Diocese de Humaitá/AM, recebeu a ordenação episcopal no dia 19/05/1991, em Guaramirim/SC, sob o lema episcopal “Eis-me aqui! Eu vou!” (Is 6,8).

Em 29/07/1998 se tornou Bispo Coadjutor da Diocese de Rio do Sul/SC, tomando posse como segundo Bispo Diocesano em 30/08/2000. Em 19/03/2008 renunciou por motivo de doença, tornando-se Bispo Emérito de Rio do Sul.

Um homem que, na madrugada posterior a um novo documento da Igreja, já preparava o seu esquema didático-popular. Foi diácono, padre, professor, diretor, ecônomo, mestre de noviços, inspetor salesiano e Bispo.

Após um longo período de luta por sua saúde, Dom José partiu para a Casa do Pai em 02 de abril 2023, no Hospital Santa Catarina, em Blumenau/SC.

Muitas sementes que plantou nesta terra já deram frutos e muitas ainda irão florescer. Acima de tudo, nos deixou um grande exemplo de humildade, simplicidade, missionariedade e muito amor!

Que a vida de Dom José nos inspire a ser melhores e nos conduza ao Pai!

Agradecemos imensamente as Irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, as Irmãs Franciscanas de São José, ao Hospital Bom Jesus e Hospital Santa Catarina, que, com tanto amor e carinho, cuidaram de nosso Dom José!

“Eis-me aqui! Eu vou!” (Is 6,8)

INFORMAÇÕES DE VELÓRIO E SEPULTAMENTO

✝️ O velório acontecerá a partir das 16h, na Igreja Matriz Nossa Senhora Consolata, em Rio do Oeste, com Missa às 19h.

Após a Missa, translado para a Catedral São João Batista, em Rio do Sul.
A previsão de chegada na Catedral é 21h, com Missa.

Horários de Missa na Catedral, no dia 03 de abril de 2023:

6h, 8h e 10h (Missa e celebração de exéquias, seguido de sepultamento na Cripta da Catedral)