38º Encontro Diocesano do Apostolado da Oração

No dia 26 de março de 2023, aconteceu o 38º Encontro Diocesano do Apostolado da Oração, na Diocese de Rio do Sul.

O encontro aconteceu na Paróquia Cristo Rei, na cidade de Trombudo Central, e contou com a presença de mais de 400 pessoas, provenientes de 22 grupos do Apostolado da Oração.

Teve início às 8h, com o café da manhã. A partir das 9h, começou o encontro na igreja, com a oração inicial, entrada das bandeiras e estandartes, e acolhida dos participantes. Na sequência, Pe. Amarildo Bertoldi conduziu a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 10h iniciou-se uma palestra sobre a “Sede de Deus”, onde foi destacada a importância que Deus dá para o Seu povo “amado e escolhido”, como também a necessidade de o povo buscar a Deus a todo tempo e a todo momento. Esse mesmo povo deve pedir o Espírito Santo, e se permitir ser envolvido, tocado, transformado e conduzido por Ele, pois, em Jesus, através da ação do Espírito Santo, são feitas novas todas as coisas. O Pe. Amarildo também destacou a importância de ter Jesus e Maria como modelos de santidade, e que o cristão deve exalar o perfume de Cristo, independente da sua idade, seja jovem ou idoso, deixando por onde passar as marcas e sinais do amor de Deus. Terminada a palestra, aconteceu o almoço.

As atividades reiniciaram às 13h30min, com a oração do Terço. Após, aconteceu uma palestra sobre a Espiritualidade do Apostolado da Oração e um testemunho de vida. Às 14h30min, a bênção de objetos, entrega das fitas e acolhida aos novos membros do Apostolado da Oração.

Às 15h teve início a Santa Missa, presidida pelo Bispo Dom Onécimo, concelebrada pelos Padres Arnaldo, Silvino, Éverton e Amarildo. Ainda na Missa, Dom Onécimo explicou o significado da comunidade de Betânia, “comunidade de irmãos”, destacando que os cristãos devem viver como irmãos; relembrou a importância do ouvir e servir, como fizeram Marta e Maria, e que o cristão não deve se fechar em si mesmo, mas que sua vida deve manifestar o poder e a glória de Deus.

Após a Missa, aconteceu a procissão pelas ruas da cidade de Trombudo Central, e, no retorno para a Igreja Matriz Cristo Rei, a Bênção de Envio.

Segundo relatos, foi um dia em que o Sagrado Coração de Jesus tocou corações e derramou abundantes bênçãos e graças sobre os presentes.

Fonte: Coordenação Diocesana do Apostolado da Oração