O que um seminarista faz?

Certa vez, um casal da minha pastoral me levou, no domingo à tarde, novamente para o Seminário. Lá, eu apresentei a eles as estruturas do Seminário e o nosso cronograma de horários; depois disso, veio o comentário carregado de espanto: “Nossa, eu achei que vocês só meditavam a Palavra, ouvindo um fundo musical!” Certamente, você já se perguntou sobre o que um seminarista faz durante seu tempo de estudos e formação, ou, ao menos, fez suposições do que se faz dentro de um Seminário. Mas, o que fazem? Onde dormem? O que comem? Fique até o final deste artigo e descubra.

Assim como esse casal, o que se passa na cabeça de muitas pessoas sobre a vida de um seminarista é algo semelhante. Talvez por nunca se ter encontrado com um ou por achar que esse deve ser o caminho formativo no Seminário. No entanto, a verdade é outra. A Igreja oferece documentos que orientam a formação dos seminaristas, com uma preocupação integral do candidato ao sacerdócio. Sendo assim, durante o tempo de Seminário, o jovem recebe formação espiritual, intelectual, pastoral-missionária, humano-afetiva e comunitária.

Todavia, isso não faz com que o dia a dia no Seminário seja chato ou monótono; muito pelo contrário, normalmente é bem movimentado. O dia começa cedo e a primeira atividade é a oração, tendo em vista que é ela que sustenta todas as outras atividades. Depois, ou os estudos ou o trabalho ganham espaço na rotina do seminarista, pois isso também o ajuda no crescimento pessoal e comunitário. Ele cuida do seu quarto, limpa seu sapato, lava louça, joga futebol, se diverte e até vai no cinema... é um jovem normal, mas com responsabilidade e missão diferente.

O Papa Bento XVI, em um encontro com os seminaristas nos Estados Unidos, no ano de 2008, diz que seminaristas são “jovens que se encontram num tempo forte de busca de um relacionamento pessoal com Cristo, um encontro com Ele, na perspectiva de uma importante missão na Igreja”. Portanto, o período do Seminário é um momento profundo de união com Jesus e amadurecimento da Vocação. Tempo no qual o seminarista, através das suas variadas atividades, busca se assemelhar com Aquele que o chamou.

Percebemos que a vida de um seminarista é muito mais que “meditar a Palavra, ouvindo um fundo musical”. Ela compreende uma totalidade na formação do candidato ao sacerdócio, ou seja, espiritual e humana. Envolve alegrias e desafios, mas tendo sempre a confiança em Cristo, que nos mantém fiéis. Por isso, querido jovem, se você tem o desejo de vivenciar tudo isso, não tenha medo de dizer sim a Deus. A vida de Seminário nos proporciona muito aprendizado e uma aproximação maior com Jesus. Venha fazer parte desta família e ser feliz!

FERNANDO KOZORIS

Seminarista de Teologia