PROJETOS realizados pelo Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS)

Neste ano, os cristãos, seguidores de Jesus, voltaram seu coração compassivo e solidário ao tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e fome” e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Foram muitas Dioceses, Paróquias e Comunidades eclesiais que se debruçaram sobre as causas da fome e sobre os inúmeros tipos de fome que afetam o povo. Com foco nas fragilidades humanas, foram feitas “rodas de conversa”, reflexões, estudos e orações e, também, a Coleta da Solidariedade. A grande interrogação foi: Que tipos de fome temos? Porque muitas pessoas não têm o que comer, nem mesmo uma vez por dia? Não têm acesso à saúde, à moradia digna, à educação, ao transporte público, ao lazer?... Por que outras pessoas não só esbanjam, mas são insensíveis à necessidade alheia e não abrem seu coração e suas mãos aos que não têm o mínimo necessário para viver bem?

Graças que encontramos também muitas pessoas compassivas, cheias de misericórdia e construtoras da solidariedade, a exemplo dos primeiros cristãos que “se preocupavam com as pessoas necessitadas, viúvas, órfãos, moradores de rua... um só era o sentimento em relação aos outros (At 2,44). A multidão dos fieis era um só coração (At 4,32). E não havia uma só pessoa necessitada entre eles” (At 4,34).

Entre nós, o povo com o mesmo perfil dos primeiros cristãos expressou de várias maneiras seu compromisso espiritual e social. Uma forma bem expressiva foi através da coleta da Campanha da Fraternidade, que neste ano resultou num total de R$ 85.421,27. Desse total, 40%, ou seja, R$ 33.833,90, foi destinado à CNBB Nacional, para atender pessoas mais carentes em outras regiões do país. E 60%, num total de R$ 51.587,37, foi destinado ao atendimento de projetos sociais na Diocese. A Comissão Diocesana do Fundo Diocesano de Solidariedade avaliou e aprovou 06 projetos, que serão executados durante o ano. Fazendo uma retrospectiva do resultado obtido na realização dos projetos do FDS em 2022, temos o seguinte espelho:

01. Fortalecendo processos de capacitação da agricultura familiar e povos tradicionais

Com o apoio de R$ 4.862,50, foi equipada a sede da Agricultura Familiar, em Presidente Getúlio, que atende toda a região. O projeto oportunizou aos agricultores familiares momentos de troca de experiências. Visou, também, melhorar a apresentação dos produtos oferecidos aos consumidores. Aí são feitas cestas de alimentos ecológicos, para serem vendidos nas feiras de Blumenau e Rio do Sul.

O projeto oferece aos agricultores: assessoria, espaço para a secretaria executiva, para o processamento mínimo dos produtos, bem como espaço para reuniões e formação, além de pequena cozinha. Os jovens seguem o exemplo de pessoas que, alicerçadas na arte milenar de produzir o sagrado alimento, constroem nova maneira de praticar a agricultura. Olham a agricultura como arte que exige talento, inspiração, dedicação e proporciona prazer! Aprendem a proteger a natureza e torná-la portadora de vida em abundância.

02. Projeto de confecção e venda de estopa por migrantes haitianos de Ituporanga

Na realização deste projeto, a Pastoral dos Imigrantes dispôs de R$ 1.202,80 e adquiriu uma máquina de costura e acessórios que possibilitam a produção e comercialização de estopas. As facções locais se comprometeram com a doação de retalhos, com os quais os grupos fazem estopa e vendem nas oficinas mecânicas. Com o resultado das vendas, adquirem alimentos e atendem outras necessidades básicas das famílias. O projeto garante ocupação dos imigrantes desempregados. Os valores são revertidos na aquisição de alimentos para suas famílias.

03. A arte da rua que transforma vidas

O projeto da Casa de Assis recebeu um apoio de R$ 5.689,00. Os moradores em situação de rua tinham como objetivo montar uma oficina de produção de artesanato artístico: restauração de móveis (cadeiras, sofás, mesas...) e confecção de peças decorativas para o jardim. O projeto foi bem-sucedido! Com a comercialização dos diversos artesanatos, o grupo consegue adquirir roupas, material de limpeza e higiene para suas necessidades. Além disso, garante ocupação saudável de uma forma prazerosa, educativa e saudável!

04. Geração de renda e participação de mulheres agricultoras

Com o apoio de R$ 5.550,00, o grupo de mulheres, acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra, conseguiu fortalecer a produção de alimentos agroecológicos; cultivar plantas e ervas medicinais em quintais produtivos; melhorar a estrutura do solo, resgatar, recuperar, armazenar e propagar sementes crioulas; resgatar e valorizar os conhecimentos ancestrais, em especial na culinária, sobre a saúde e cultura dos antepassados; oportunizar experiências de comercialização da produção; incentivar e promover valores da economia solidária!

05. Ação que transforma vidas - Pastoral da Criança

Este projeto, apoiado com R$ 2.305,00, possibilitou a aquisição de máquina de costura e assessórios. O sindicato têxtil se comprometeu com a doação de tecidos e roupas de bebês, já talhadas. Com a máquina, as gestantes e voluntárias confeccionam as roupas e as destinam às gestantes mais fragilizadas. Iniciativa essa que as ajuda a melhorar sua situação sócio-financeira e adquirir status de cidadã!

06. Ações da Cáritas Diocesana

Para as muitas ações sociais da Cáritas Diocesana em favor de grupos e pessoas em vulnerabilidade social, a Diocese destina, anualmente, 30% do Fundo Diocesano de Solidariedade.

“E todos repartiam o Pão. E não havia necessitados entre eles.” (At 4,34)

IRMÃ CARMELA PANINI

Articuladora Diocesana das Pastorais Sociais/Cáritas