Seminários

Seminário Teológico Nossa Senhora de Guadalupe

O ano de 1989 é muito importante à história do Seminário Teológico Nossa Senhora de Guadalupe, atualmente de formação para os seminaristas de teologia de três dioceses de Santa Catarina: Joinville, Rio do Sul e Caçador. Naquele ano ele “nasceu”, na rua Rosa, 657, em Florianópolis, de forma muito simples, em um espaço muito singelo, em uma casa muito pequena e até mesmo não pensada para ser um seminário.

Em 1999, tomou-se a decisão para se construir uma nova casa, agora sim planejada para ser uma casa de formação, com fisionomia de seminário. Em fevereiro de 2002, dom Orlando Brandes, na época, bispo de Joinville e idealizador da obra, abençoou a nova casa, com capacidade para acolher dezesseis seminaristas. Até 2019, a casa acolheu somente seminaristas da diocese de Joinville. Os seminaristas de teologia da diocese de Rio do Sul passaram a viver nela desde 2020 e, em 2023, chegaram também os seminaristas de teologia da diocese de Caçador.

Atualmente, são vinte pessoas que residem na casa, entre seminaristas e membros da equipe de formação.

Endereço: Rua Rosa, 657 - Pantanal - CEP:88.040-970 - Florianópolis/SC

Instagram: Seminário Teológico Nossa Senhora de Guadalupe

Reitor: Pe. Edson Adolfo Deretti (Dioc)