Loading...

Artigos

A Esperança não decepciona

“A Esperança não decepciona” (Rm 5,5a). Em momentos de tribulação, muitas vezes temos dificuldade de acreditar, tantas vezes nos esquecemos disso. Na alegria, é fácil dizer que temos Esperança, que temos Fé. Mas, e nos momentos de provação? Como está nossa Esperança?

Deus conhece nossa fraqueza, Ele sabe dos nossos medos, por isso tantas vezes, em Sua Palavra, Ele repete: “Não tenha medo! Eu estou com você!”.

São Paulo, em sua carta aos Romanos, diz: “Pois nos alegramos também de nossas tribulações, sabendo que a tribulação gera constância, a constância leva a uma virtude provada e a virtude provada desabrocha em Esperança. E a Esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,3-5).

Alegrar-se nas tribulações! Para quem não conhece a Deus, isso parece loucura. Mas para nós, que temos a certeza de Seu Amor, de Sua bondade, de Sua misericórdia, essas palavras fazem sentido. Pois nós sabemos que, mesmo nas tribulações, Deus está conosco, Ele jamais nos abandona! Ninguém deseja passar por momentos de dificuldade, mas, se a tempestade vem, precisamos ser fortes e passar por ela, pois nós sabemos que Jesus acalma todas as tempestades.

Em setembro de 2021, durante o mês de setembro, fizemos um programa especial no Facebook chamado “Rezando com a Palavra de Deus”. Convidamos algumas pessoas para, a cada semana, refletirem conosco, conduzirem uma Leitura Orante da Bíblia. Uma dessas pessoas se chamava Ivone Elisabeth Stüpp, minha tia e madrinha, que, havia alguns meses, tinha passado por uma luta contra o câncer. Uma batalha difícil, mas que havia sido vencida. Ela preparou o texto para a reflexão, mas, alguns dias antes da transmissão, soube que o câncer havia voltado, e não pode participar conosco. Mas, o texto chegou até nós. E ele é repleto de Esperança...

“Ninguém sobrevive sem Fé e Esperança. A Esperança não é a última que morre, é a primeira que nasce. É uma força que nos ensina a nunca desistir.

A nossa Fé precisa ser acompanhada da Esperança. Com Fé e Esperança nós temos força. Elas são as âncoras da nossa alma. Fazem o nosso coração seguro, mesmo diante de um cenário desesperador. Quando, diante das adversidades da vida, a gente pensa em desistir, vem a Fé e a Esperança em nossos ouvidos e sussurram: 'tente mais uma vez'.

Estar bem não é a certeza da cura. A ausência da Esperança e da Fé ajuda a doença a chegar mais forte. Esperança, Fé e a Oração dos familiares e amigos nos fazem firmes e fortes nos momentos mais complicados.

Seja por qual problema for, doenças graves, a pandemia, miséria, desalento, abandono, se nós temos Fé, nós entendemos que isto é passageiro.

Não é fácil ter Fé e Esperança num momento difícil. Às vezes, é mais fácil ser tragado pela dor. Diante do sofrimento, da tristeza, as pessoas de Fé e Esperança são verdadeiras guerreiras, exemplos a serem seguidos.

Eu pedi a Deus Força e Sabedoria para lidar com a doença.

A coragem é uma virtude que nasce do coração, nasce da nossa Fé. A Esperança é uma virtude que nasce da nossa alma.

Quem conta suas histórias de lutas, derrotas e vitórias são aqueles que nunca perderam a Fé e a Esperança.

E eu sou uma mulher de Fé e Esperança. Eu sou um Milagre de Deus. E você também pode ser. Por isso, eu digo: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado! Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.” (Ivone Elisabeth Stüpp)

A nova batalha contra o câncer não foi vencida. A Tia Ivone faleceu no dia 25 de junho de 2022, mas ela não foi derrotada. A sua Esperança jamais foi abalada. Não Esperança na cura. Mas a Esperança em Deus, a Esperança da Vida Eterna! Depois de um tempo de tratamento, ela sabia que seu tempo nesta terra estava acabando, mas sua Esperança na Vida Eterna não a deixava ter medo. Ela foi uma mulher de Esperança!

Essa Esperança precisa estar em nossos corações! Precisa ser a nossa certeza!

Por maiores que sejam as nossas tribulações, precisamos ter Esperança!

Ter Esperança não quer dizer não sofrer! Ter Esperança é seguir em frente apesar do sofrimento, pois temos a certeza da vitória! Jesus venceu o mundo!

 

TAYNAH NAIAMI ERNST MARTINS

Galeria

Imagens relacionadas