15º Seminário Regional de Catequese e Liturgia

No último final de semana, a Diocese de Rio do Sul acolheu, no Centro Diocesano de Formação Dom José Jovêncio Balestieri, em Rio do Oeste, o 15º Seminário Regional de Catequese e Liturgia. Estavam presentes 76 participantes, catequistas e liturgistas vindos das Dioceses de Chapecó, Caçador, Joaçaba, Rio do Sul, Blumenau, Tubarão, Criciúma e também da Arquidiocese de Florianópolis. O Seminário foi assessorado pelo Padre Eduardo Calandro, de São Paulo.

A pandemia da Covid-19, que abalou a humanidade, não permitiu a realização deste acontecimento eclesial de maneira presencial nos anos de 2020 e 2021. Em 2020, realizamos a 14ª edição de maneira online. Neste ano, com menos casos de infecção pela Covid-19, tivemos condições de dar continuidade a esta tradição em nosso Regional Sul 4 que, a quase duas décadas, prioriza este momento para a formação e, principalmente, a comunhão e a convivência fraterna entre aqueles e aquelas que, nas Dioceses, Paróquias e Comunidades, se colocam em atitude de serviço, tanto na Catequese, quanto na Liturgia.

Momentos como o Seminário Regional de Liturgia e Catequese dão sentido a toda caminhada eclesial e aproximam liturgia e catequese por compreendermos que: “A liturgia é uma das fontes essenciais e indispensáveis da catequese da Igreja, não só porque a partir da liturgia a catequese pode colher conteúdos, linguagens, gestos e palavras da fé, mas, sobretudo, porque elas se pertencem mutuamente no próprio ato de crer” (Diretório para a Catequese, 95). Esta motivação nos impulsiona a buscar constantemente a unidade entre a Liturgia e a Catequese, formando a nossa identidade de discípulos missionários.

O tema deste 15º Seminário Regional de Liturgia e Catequese, “Os ritos na Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal que geram comunhão”, propõe estar em sintonia com toda a Igreja. Trabalhamos, convivemos, estudamos, partilhamos nossas vitórias e angústias, sonhos e desafios, em vista da tão sonhada comunhão. É motivo de alegria para o nosso regional constatar que, apesar das limitações, a intuição de realizar um seminário conjunto é anterior à convocação feita pelo processo sinodal.

A Liturgia e a Catequese são dois aspectos essenciais na vida da Igreja, possuem uma profunda relação entre si e, ao mesmo tempo, cada uma tem sua natureza própria, que deve ser compreendida e vivenciada na prática. Em nosso Regional Sul 4 da CNBB cultivamos a relação que une a Catequese e a Liturgia, promovendo anualmente um Seminário de estudos e formação. Nosso intuito é, na unidade, acertar os passos neste importante processo de interação.

Que Deus abençoe e fortaleça na missão!

Fonte: Coordenação Diocesana da Catequese da Diocese de Rio do Sul