Comunidades

Comunidade Nossa Senhora de Lourdes

A história da Capela Nsa.Sra. de Lourdes começou 17 anos depois da colonização de Rodeio. Famílias de Poloneses e Russos se dirigiram as terras não tão férteis como o Ipiranga, que significa “Terras com Pirambeiras”.

Povo de temperamento forte e desbravador os poloneses e russos encontraram muitos obstáculos para construir seus lares.Luta com índios, animais selvagens, disputa de terras entre tantas outras coisas, porem a fé e religiosidade deste povo, não os deixou desistir. A devoção a Nsa. Sra. De Lourdes aumentava cada vez mais os desejos de prosperar.

A distância para frequentar a igreja, para ir a missa aos domingos, fez com que o povo se estimulasse e construíssem um pequena capelinha de madeira bem simples com um quadro de Nsa.Sra. de Lourdes. Este quadro, segundo história não confirmada, foi trazido pela família Ostrowski. Por este motivo foi adotada Nsa.Sra. de Lourdes como padroeira da comunidade do Ipiranga. A data que se comemora a festa da padroeira é dia 11 de fevereiro.

A comunidade foi aumentando e sentiam a necessidade de fazer uma capela maior.

Foi no ano de 1905 que iniciaram a construção da igreja. João e Francisco Notari e outros membros da comunidade deram inicio as obras em terras que pertenciam ao Sr.Giuseppe Notari.

Com pedras do rio para o fundamento, tijolos feitos a mão e muita dedicação foi construída a nova capela.

No ano de 1906 foi inaugurada a capela em honra a Nsa.Sra. de Lourdes, muitos festejos e uma bela missa.

Desde então muitas famílias se instalaram nesta comunidade, alguns partiram para outras cidades, mas alguns descendentes permaneceram.

Montanhas muito verdes, riachos de águas limpas e lindas cachoeiras a localidade do Ipiranga se orgulha de suas belas paisagens e da fé do seu povo.

Além da lenda capela centenária contam com alguns capitéis, o Cristo Redentor com seus anjos, o Eremitério dos padres Franciscanos, uma linda estrada com hortênsias e a mais nova gruta dedicada a Nsa.Sra. de Lourdes, ao lado da capela, que será inaugurada em breve.

Hoje a capela é formada pelo seu CPC, Catequese, Ministros da Comunhão e do Batismo, Equipes de Liturgia, Grupos de Reflexão e Ordem Terceira.

Colaboração: Helena Rieg e Mauro Furlani

Dia do Santo Padroeiro