Paróquias

Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio (Agronômica)

A vida religiosa na Comunidade Matriz Nossa Senhora do Caravaggio iniciou-se por volta de 1914. O Sr. Ângelo Finardi, em virtude de uma promessa, ergueu um pequeno Oratório dedicado à Nossa Senhora do Caravaggio, devoção trazida da Itália pelos seus antecedentes.

Todos os domingos, a comunidade reunia-se neste oratório para rezar o Terço. Em 1925, com o esforço comunitário, construíram a primeira capela em madeira, no atual local. Dona Maria Fornazari relata que o terreno onde está a igreja, o primeiro salão e a casa das freiras, fora doado por Otto e Lucinda Cunha, e o local da casa paroquial e do salão comunitário fora doado pelo Sr. Durval Claudino. Com a chegada de mais colonos, em 1937, foi construída uma magnífica capela de alvenaria, para a qual várias famílias doaram imagens de santos, de acordo com sua devoção. Os altares foram adquiridos no Rio Grande do Sul e era peças raras. Os lustres e vitrais também eram muito requintados. O padre que conduzia a Comunidade era Monsenhor Ary Bauer.

Em 1970, foi construída a atual igreja, com arquitetura moderna, diferente das existentes na região. O Padre Miguel Rossetto foi quem esteve presente do começo ao término da construção. Em dezembro de 1970, foi criada a Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio de Agronômica, tendo sido nomeado como primeiro pároco o Pe. Miguel Rossetto. A Comunidade sempre foi muito organizada. As associações religiosas, como as Filhas de Maria, o Apostolado da Oração, os Marianos e as Cruzadinhas marcaram época de fé fervorosa, segundo os arquivos de primeiros registros de 1938.

Na década de 1950, o Monsenhor Ary Bauer passa a chamar o movimento de Congregação Mariana. Em 1954, o Pe. João Dell Sale organizou a Congregação Masculina com regras específicas aos homens. Em 1960, o grupo foi denominado Apostolado do Sagrado Coração de Jesus.

Em relatos, afirmam que o movimento da juventude foi mais forte nos anos de 1970 a 1980, orientado pelas Irmãs Catequistas Franciscanas. Na década de 1990, a juventude se organizava como Pastoral da Juventude, juntamente com outras Pastorais, como a Pastoral da Saúde, da Crianças, da Terra, todas com forte atuação. A catequese foi conduzida pelas Irmãs Catequistas Franciscanas e, mais tarde, por leigos da Comunidade.

Os primeiros Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão foram o Sr. Ambrósio Bortolusi, José Marques, Villi Cani, Artur Andreatta e a primeira Ministra foi Erica Cani.

Com base nos depoimentos orais, lembranças de Primeira Comunhão e do Jornal A Diocese... Vários padres atenderam a Comunidade: Pe. Stanislau Schaette, Pe. Francisco Spaeth, Monsenhor Ary Bauer, Pe. Pedro Heisel, Pe. João Batista Dell Sale, Pe. Daniel Feder, Pe. Constatino Demarchi, Pe. Migue Rossetto, Pe. Francisco Buschsstegge, Pe. Germano Slomp, Pe. Auri José de Oliveira, Pe. Vilson de Moraes, Pe. Germano Morais, Frei Daniel Alves de Castro, Pe. Silvino Schimitz, Frei Pedro Sardo, Frei José Reimi Martins, Pe. Júlio Cézar Hames, Pe. Márcio José Looz... As grandes missões na Comunidade Matriz sempre ocorreram de forma fervorosa, na década de 1940, 1960, 1990, 2000, 2009, que culminaram em momentos de espiritualidade muito fortes e celebrações festivas.

Em dezembro de 2013, Frei Pedro Sardo celebrou seus 50 anos de Sacerdócio com uma bonita celebração jubilar em nossa Igreja Matriz, findando seu período de 11 anos como Pároco de nossa Paróquia.

Em 2015, tivemos a graça de sediarmos a Ordenação Diaconal do Seminarista Arnaldo Allein, de Imbuia, a pedido do Bispo da Diocese à época, Dom Augustinho Petry. Na ocasião, tivemos a oportunidade de recebermos os seminaristas da Diocese, juntamente com o Padre formador do Seminário de Taió, Pe. Leandro Kammer, que nos animaram com lindas Celebrações Vocacionais. Não somente a Comunidade Matriz, mas também as demais Comunidades de nossa Paróquia receberam as visitas dos animadores vocacionais. E no dia 12 de abril de 2015, já com o novo Bispo, Dom Onécimo Alberton, Arnaldo Allein foi ordenado Diácono transitório, sob o olhar atento e emocionado de dezenas de fiéis e padres de nossa Diocese.

Ainda em 2015, reorganizamos a Pastoral da Saúde, que atualmente realiza um trabalho bastante eficaz. Neste mesmo ano, reativamos a Pastoral dos Coroinhas. Acreditamos que esta iniciativa motiva nossas crianças ao serviço na Igreja e desperta a vocação. Além da Comunidade Matriz, a Pastoral dos Coroinhas está presente nas Comunidades Valada Gropp e Alto Gropp.

Emocionou-nos muito a visita da imagem da Padroeira do Brasil, em novembro de 2015, após mais uma enchente em Agronômica.

Em 2016, iniciamos a Pastoral da Pessoa Idosa, que nos seus primeiros passos demonstra coragem e fé no acompanhamento aos idosos e cuidadores.

Em abril e maio de 2016, Padre Júlio visitou todas as famílias católicas da Comunidade Matriz, que é composta por 453 famílias, acompanhado de leigos e leigas, invocando a bênção sobre as famílias e sobre os bens materiais. Foi uma oportunidade muito importante de conhecimento da realidade e de encontro com o povo.

Atualmente, a Comunidade Matriz conta com um bom grupo do Movimento de Irmãos, que é o responsável pelo Dízimo, proposta lançada em 2015 pelo Frei José Reimi Martins e abraçada com vigor pelo Movimento.

Data de Criação

08 de maio de 1970

Desmembrada de

Catedral São João Batista - Rio do Sul/SC

Município

Agronômica

Número de Comunidades

11 Comunidades

Pároco

Frei Camilo Frigo, OFMc

Vigário Paroquial

Pe. Lino Anderle

Horários de Missa na Igreja Matriz

1º e 3º Sábado: 19h

Domingo: 8h

Endereço da Igreja Matriz

Rua XV de Novembro, 520 - Centro

Agronômica/SC

CEP 89.188-000

Horários de atendimento na Secretaria Paroquial

Terça-feira a sexta-feira, das 7h às 11:30h e das 13:15h às 17:30h.

Endereço da Secretaria Paroquial

Rua XV de Novembro, 520 - Centro