Paróquias

Paróquia Sagrada Família (Rio da Prata)

No ano de 1924, com a ajuda do Pe. João Kominek, pároco de Alto Paraguaçu, começaram a chegar os primeiros colonizadores destas terras. Logo construíram a primeira igreja de madeira. Com as dificuldades que haviam para atender todas as pessoas, o então Padre Bronislau Niemkiewicz solicitou a presença da Congregação das Irmãs da Sagrada Família de Maria para ajudar na escola e catequese. Após reunião do conselho das irmãs, no dia 23 de fevereiro de 1955, quarta-feira de cinzas, chegaram as primeiras irmãs para morar na localidade de Rio da Prata.

Com o aumento da população local e a dificuldade de deslocamento do padre de Alto Paraguaçu, que ficava distante 86 km de Rio da Prata, tornou-se visível a necessidade da criação de uma paróquia. Em 09 de janeiro de 1964 começou a construção desta igreja. No dia 13 de janeiro de 1964 foi feita a benção da pedra fundamental.

Em meados de 1965, uma comissão da comunidade foi conversar com o Bispo de Joinville, Dom Gregório Warmeling, que prometeu fazer a benção da nova igreja e fundação da paróquia no dia 09 de janeiro de 1966. A comunidade trabalhava a todo vapor para terminar a obra até esta data. Por motivos desconhecidos, não aconteceu no dia programado. Então, novamente uma comissão foi de caminhão com o Padre Mieczyslaw a Mafra, falar com Dom Gregório, no dia 02 de maio de 1966. Voltaram contentes, porque o Bispo prometeu que viria dia 29 de junho para abençoar a igreja e fundar a paróquia.

Aos 29 junho de 1966, num dia muito chuvoso, aconteceu a bênção da nova igreja e a fundação da Paróquia Sagrada Família, bem como a nomeação do primeiro pároco, Pe. Mieczyslaw Lekent.

Data de Criação

29 de junho de 1966

Desmembrada de

Alto Paraguaçu

Municípios

Rio do Campo (Distrito de Rio da Prata) e Santa Terezinha

Número de Comunidades

23 Comunidades

Pároco

Pe. Bertolino Tholl

Diáconos Permanentes

Diácono Silvio Bodnar

Horários de Missa na Igreja Matriz

Domingo: 8:30h

Endereço da Igreja Matriz

Estrada Geral Rio da Prata - Rio da Prata

Rio do Campo/SC

CEP 89.198-000

Horários de atendimento na Secretaria Paroquial

Terça-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Endereço da Secretaria Paroquial

Estrada Geral Rio da Prata - Rio da Prata