Comunidades

Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Como a história de Rodeio, cresceu também a história do bairro Gávea.

As primeiras famílias de imigrantes italianos que se instalaram no bairro foram: Venturi, Fiamoncini, Cristofolini, Pandini. Pegoretti, Dallarosa, Kisner, Frainer, Fronza, Scoz, Destéfani, entre tantas outras que aqui fizeram sua vida. Fundaram a Escola São Francisco, o Esporte Clube Gávea e o Grupo de Jovens “Estrela Dalva”.

Havia bem ao lado de onde hoje é a Padaria Dayana, uma Capelinha em honra a Nsa.Sra.do Perpétuo Socorro, construída em função do pagamento de uma promessa feita pelo Sr. Uldérico Pretti.

Vendo a necessidade de reunir o povo desse bairro, Frei José Bertoldi, então pároco (vigário) de Rodeio, rezou uma missa nas dependências da escola. A partir desta celebração houve missas mensais e até hoje, quinzenais.

Juntaram-se então as diretorias do Esporte Clube Gávea, da Escola São Francisco e o Grupo de Jovens “Estrela Dalva” e formaram a diretoria da Capela.

O Sr. Uldérico Pretti doou o terreno para a construção da Capela tendo como padroeira Nsa.Sra.do Perpétuo Socorro.

A comunidade, juntamente com a diretoria da capela, compraram a casa de Domingos e Olivia Cristofolni para que fosse feita a Capela que até hoje é utilizada.

Com a ajuda de toda comunidade e dos benfeitores Uldérico Pretti, Alírio e Virginia Venturi, Germano Dallarosa, Vitor Cristofolini e Hilário Scoz, no dia 05 de junho de 1983, foi rezada a 1ª Missa na nova Capela.

As missas eram sempre animadas pelo Grupo de Jovens “Estrela Dalva” que foi fundado em 04 de setembro de 1977, que na época era liderado por Ivo Fiamoncini e Iria Dallarosa.

Quando, o então Bispo da Diocese de Rio do Sul, Dom Tito Buss, visitou a comunidade, disse que: “Assim como cada vez mais queremos ter empregos, supermercados, farmácias, também queremos ter a Igreja e uma comunidade que se reúne para rezar, logo se pensa em construir o salão para se divertir, assim está certo”.

Logo foi construído o galpão e a sala de catequese.

Hoje, a comunidade caminha com Jesus, com celebrações da Santa Missa quinzenais, Batizados, 1ªs Comunhões, Crismas, Catequese, Preparação para pais e padrinhos, Grupos de Reflexão, Equipes de Liturgia e Canto, com os Ministros do Batismo e da Eucaristia, com um CPC forte e unido.

Com muito orgulho, o bairro Gávea, em 2008, ordenou um Padre Franciscano, Frei Daniel Dellandrea, filho da comunidade. Houve a colaboração e o empenho de várias famílias.

Neste ano de 2010, foram realizadas as Santas Missões Populares em toda a Paróquia, e em nossa comunidade geraram bons frutos.

A comunidade se preocupa em preparar bem as celebrações, cuidar bem do patrimônio, sempre mantendo tudo muito limpo para que o povo que aqui vem rezar, se sinta bem e seja bem acolhido.

Colaboração: Joselina Destéfani, Virginia Venturi e Iria Venturi

Dia do Santo Padroeiro