Comunidades

Comunidade São João Batista

Em 28 de novembro de 1918 em reunião geral dos moradores, procedeu-se a eleição da diretoria da Escola de Rodeio 32 tendo sido eleitos o Sr. Narciso Delay, Presidente; Francisco Longo e Amatore Dellagiustina, conselheiros. No ano seguinte, (1919) foram eleitos Napoleão Pianezzer, Presidente; Virgilio Bombasaro, Tesoureiro e Jacintho Gadotti, secretário. Estes são os primeiros registros que se tem com relação à Comunidade de Rodeio 32. Em maio de 1934 foi celebrada Santa Missa na Capelinha de São João Batista que, presumivelmente, tenha sido a primeira Santa Missa celebrada na Capela/Escola de Rodeio 32. Sim, porque de início, a Capela também servia de escola. No ano de 1986, em reunião na Comunidade juntamente com o Pároco, foi dada permissão para demolição da antiga capela para a construção de uma nova. Em julho de 1986, Frei Valmor Cattoni e Frei Benjamim, reunidos com a Diretoria da Comunidade, discutiram e aprovaram a planta da nova Igreja. Nessa ocasião, a terraplanagem do terreno já estava concluída. Em setembro de 1986, realizou-se a Festa de São João Batista, durante a qual Frei Cattoni benzeu a pedra fundamental da nova capela. A construção correu normalmente e em 26 de novembro de 1989, aconteceu a inauguração e benção da nova Capela, fruto do trabalho, suor e colaboração de toda a Comunidade, por isso mesmo tudo aconteceu em clima de muita alegria e festa. O Coral São João Batista foi fundado em 16 de março de 1989, portanto, em atividade ininterrupta há 21 anos e é formado por pessoas da Comunidade tendo atuação destacada não só em nossa Capela mas também em Capelas e Paróquias da região. Também estão em plena atividade: a Associação de Moradores do Bairro 32, Associação Atlética San Vegilio, fundada em 1991, tendo como finalidade principal promover atividades esportivas em geral para crianças e adultos; o Grupo da terceira idade “Anos Dourados” em atividade há 12 anos ininterruptos, sempre sob a coordenação da Sra. Odete Minatti. A Escola Municipal “Rodeio 32” funciona na rua Rio Belo desde 1962. Atende crianças desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries) nos períodos de manhã e a tarde. Ao lado da Escola também funciona a creche municipal Alma Gadotti Stolf. Assim é Rodeio 32, simpática, alegre onde todos são sempre bem vindos para as atividades que aqui acontecem.

Colaboração: Rosa Campregher

Dia do Santo Padroeiro

24 de junho

Rodovia SC 110, 4830 - Rodeio 12

Rodeio/SC

CEP 89.136-000

Capela Nossa Senhora Aparecida

A Diretoria da Capela de São João Batista também cuida da Capela de Nossa Senhora Aparecida na Abissínia. Em 2006 foram colocadas ao longo da subida até a Capela, as 15 estações da Via Sacra feitas em azulejos, o que motiva muitos devotos na quinta e sexta-feira santa a subirem o morro a pé fazendo a Via Sacra. Na Abissínia, sempre no primeiro domingo de cada mês, é celebrada a Santa Missa às 15:00 horas. E no dia 12 de outubro acontece a festa de Nossa Senhora Aparecida, na Abissínia, organizada pelo CPC de Rodeio 32.

Dia do Santo Padroeiro

12 de outubro