Comunidades

Comunidade Nossa Senhora do Loretto

A Capela Nossa Senhora de Loretto, foi provisionada em fevereiro de 1913 por Dom João Becker, então bispo de Florianópolis, conforme consta no livro “Tombo” (livro de anotações das igrejas) nº 1, folha 21v, da Matriz de Rodeio.

Em 1921 os fabriqueiros (hoje CPC) eram os seguintes: Ângelo Meneghelli, José Girardi, Celestino Stolf e Giacomo Zermiani.

Aos 10 de dezembro de 1921 foi benzida a pedra fundamental da nova Capela, depois de ter recebido a seguinte provisão: Dom Joaquim Domingues de Oliveira, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, bispo da Diocese de Florianópolis, aos que esta nossa provisão vierem, saudação e benção em nosso Senhor Jesus Cristo. Fazem saber que, atendendo ao que nos requerem o Revmo. Pe.Frei Policarpo Schuhen, Cura de Rodeio (pároco), havemos por bem, pela presente provisão conceder-lhe a licença de benzer solenemente a primeira pedra da nova Igreja de Nossa Senhora de Loretto.

Dada e empossada na câmara Eclesiástica de Florianópolis aos 29 de novembro de 1921.

Monsenhor Francisco Fopp, Vigário Geral.

A 1ª capelinha, nas terras onde hoje existe a Capela, era de São Valentin.

Em 1929 foi adquirida a imagem de Nossa Senhora de Loretto, verdadeira obra de arte.

No dia 14 de fevereiro de 1930, foi entronizada solenemente a imagem na Capela. A imagem foi oferecida pelo então presidente dos fabriqueiros, o Sr. Augustinho Venturi, sendo padrinhos a Sra.Maria Venturi, João Bonezzi e Speranza Stiz.

Em 1968 foi construída a atual Capela, época em que frei Aimoré Dalmédico era coadjutor da paróquia e visitava a capela e o povo da localidade, que lhe é muito grato pelo trabalho que fez lá.

Hoje a comunidade conta com 3 ministros da Comunhão, 1 ministra do Batismo, 4 catequistas e um novo CPC.

Há aproximadamente 90 famílias que trabalham na indústria, agricultura e pecuária.

Todo 1º sábado do mês os ministros levam a Santa Comunhão aos idosos e doentes da comunidade.

Colaboração: Artur Fiamoncini

Dia do Santo Padroeiro

10 de dezembro

Rua dos Imigrantes, 2901 - Diamantina (Pico)