Comunidades

Comunidade São Pedro

A linha São Pedro Velho foi colonizada por imigrantes do Vêneto Italiano e do Tirol Austríaco-Húngaro. Estas famílias decidiram em conjunto, em 1887, edificar uma pequena igreja, em terras de propriedade do Sr.Carlos Avosani, para poderem realizar os cultos religiosos, pois, traziam consigo uma grande religiosidade. Este igreja ficou de pé até 1900.

O primeiro vigário (pároco) que assumiu a tarefa de dirigir a comunidade religiosa foi o padre Frei Lucínio Korte. Por haver desentendimento entre essas etnias, Frei Lucínio, achou por bem desmanchar a capela, fazendo um levantamento do material da demolição, ficando este depositado na Matriz para eventual construção da segunda capela.

Passado algum tempo, em reunião, os senhores: Virgílio Noriller, Francisco Avosani, João Macoppi e Antônio Venturi, na casa do Sr. Massemino Moser decidiram construir a nova capela na localidade de São Pedro Velho, pois os moradores achavam difícil irem assistir a missa em Rodeio – Centro, na distância de quase 6km. Dessa reunião ficou resolvido que entrariam em contato com os demais moradores para conseguirem ajuda na nova construção que seria feita dentro do imediato. Quando Frei Lucínio soube do acontecimento, chamou o Sr. Maxemino à Matriz e liberou a quantia que havia sido depositada lá, para essa finalidade. Os Srs. Maxemino e Francisco foram até o encontro de Frei Lucínio e relataram suas intenções e o que queriam por em prática, sendo que o Frei logo concordou com a idéia e deu seu consentimento. Dirigiram-se os dois então ao colégio das Irmãs Catequistas, para falar com a Madre Maria Avosani, irmã de Francisco, para ver a possibilidade de conseguir uma Irmã para administrar aulas as crianças da comunidade e dar doutrina as mesmas. Como não podia deixar de ser, Madre Maria decidiu logo, aceitando o pedido e encaminhando, tão logo a casa ficasse pronta, a Irmã Alma Deretti, para dirigir a escola e tomar conta dos cultos aos domingos que celebrariam na tal casa.

Após tudo acertado, devidamente em ordem e autorizados, foi realizada uma reunião com os moradores e todos concordaram em prestar seus serviços e material necessário à construção. Cada colono foi cortando a madeira e levando para a serraria do Sr. José Sacella, para ser serrada e aproveitada na construção da Capela-Escola, casa das Irmãs Catequistas e quintal para as mesmas.

No dia 18 de janeiro de 1927 foi inaugurada a Capela-Escola, e em 10 de fevereiro do mesmo ano, deu-se início às aulas. A Capela-Escola foi construída no lote número 13, extrema do terreno do Sr. Domingos Sardagna, foi comprado do mesmo, a área de 10 por 20 metros de terra na intenção de construir a terceira Capela-Escola de alvenaria.

Após várias reuniões a comunidade concordou em construir uma casa de alvenaria. A madeira, da antiga Capela, foi vendida ao Sr.Serafino Moser que a demoliu, e o dinheiro recebido, utilizado para a nova construção. Assim em junho de 1944, foi inaugurada a terceira Capela-Escola, de material, para melhor servir a comunidade. Após alguns anos, foi construída uma escola para os alunos, nas proximidades da Capela-Escola, ficando assim, a construção acima descrita, funcionando somente como Capela.

Devido ao aumento da população e em não oferecer espaço físico suficiente, foi decidido com a comunidade e os antigos “fabriqueiros” (hoje CPC), construir uma outra Capela, maior e melhor posicionada para atos religiosos. Após dois anos de emprenho e luta a nova e atual Capela foi erguida.

“Esperamos que o povo de São Pedro Velho esteja sempre unido de acordo com as intenções do CPC e do Pároco, a fim de engrandecer o lugar aonde se colocaram nossos antepassados e formaram esta localidade com muito espírito religioso e cheio de sacrifícios que muito contribuiu para a cede de Rodeio”.

Colaboração: Rúbia Mezadri, Arturo Moser e Virgílio Noriller (in memorian)

Dia do Santo Padroeiro

Rua São Pedro Velho, 1321 - São Pedrinho