Comunidades

Comunidade Nossa Senhora da Glória

Em final de 1970, inicio de 1971, sendo vigário Frei Bernardo Terlau , iniciamos com o Movimento de Comunidades Eclesiais de Base, Éramos um Grupo de 9 famílias. O movimento foi crescendo e partimos para a realização de atividades na comunidade Havi, uma casa antiga, onde tinha sido tirada a varanda, para alargamento da Rua Barão do Rio Branco, e estava desabitada. O proprietário era o Sr.Antonio Noriller, conversando com ele foi conseguida a cessão gratuita e foram feitas as adaptações necessárias para transformá-la num local para reuniões e encontros. Em 1974/75, sendo vigário Frei José Bertoldi , começamos as realizar celebração de Missas uma vez por mês. Tendo falecido o Sr. Antonio Noriller a propriedade passou como herança para D.Maria Fronza, que era irmã do seu Antonio, ela dou para sua neta, casada residindo em Ascurra, onde estavam construído sua casa. A proprietária pediu ao Vigário se estava interessado em comprar a propriedade. Frei José Bertoldi efetuou a compra, com recursos da Paróquia São Francisco de Assis, e foi feita a escrituração em nome da Mitra Diocesana de Rio do Sul, conforme prevê a Cúria Metropolitana.

A partir da aquisição definitiva, foram feitas as novas adaptações necessárias e a casa foi transformada em Capela Provisionada.

Em 1977, os Srs. Benvenuto e Antonio Adami fizeram o Curso de Ministros Extraordinários da Eucaristia, com a finalidade de auxiliar na Igreja Matriz, e pouco tempo depois iniciaram a realização de Celebração da Palavra (Culto) na Nova Capela e uma vez por mês recebia a visita do Padre para celebração da Santa Missa.

O lema da coordenação da Paróquia era – Levar a Igreja para perto do povo.

Em 1994/95 foi fundada a Associação dos Moradores do Bairro do Gloria, e esta assumiu como meta a reforma e ampliação da Capela, tendo sido concluída em 1996, nos moldes que se encontra hoje.

No ano seguinte foi construída e inauguração da torre e instalação do sino (doação da Família de Maximino  Ochner).

Em 1998, assumiu nova diretoria da Associação que apresentou um projeto audacioso, construção de um prédio de dois pavimentos, sendo o piso inferior como galpão de festas e no 2º piso a Capela. Iniciaram-se as obras.

Em 1999, a Paróquia decidiu pela demolição do Salão Cristo Rei, para posterior construção de um novo salão de festas. A comunidade do Glória assumiu a tarefa de proceder a demolição do Salão Cristo Rei, em troca dos materiais aproveitáveis.

No ano de 2000 e 2001 foi concluída a construção do 2º pavimento para chegarmos ao que hoje existe.

Na propaganda da festa de inauguração constava: A OBRA É UMA VITORIA DE TODA A COMUNIDADE.

PORQUE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA?

Na verdade a Padroeira devia ser Nossa Senhora das Dores, para homenagear nossos antepassados imigrantes, que a tinham como padroeira da comunidade de Rodeio até o final dos anos 1990. No outro lado da Rua em frente a Capela, tinha, até os anos 1970, uma capelinha (Capitel) dedicado a Nossa Senhora das Dores. Mas como já existia a Capela de Nossa.Senhora das Dores na localidade de Rio Belo, foi optado para padroeira pela Nossa.Senhora da Glória, pretendendo assim homenagear os fundadores do time de futebol “Glória  Esporte Clube”, e também o Bairro que se chama Bairro do Glória

Dia do Santo Padroeiro

15 de agosto