Comunidades

Comunidade Cristo Ressuscitado

Os primeiros moradores da localidade foram: João Schotten, José Oderdenge, Paulo Stüpp e, também, Bernardo Haveroth. Ao todo haviam 9 filhos. Nos primeiros tempos quase não havia estradas para a locomoção.

Frequentavam a Comunidade Santa Isabel, na localidade Nova Itália. Dentro das condições da época eram bem atendidos.

Em 1986 os moradores começaram a se organizar para ter as celebrações na localidade, por causa da distância, e porque desejavam ter sua própria comunidade. Inicialmente as pessoas se reuniam para rezar na escola. Depois foi adquirido, através de doação de um morador, o Sr. Simão H. Vanderlindem um terreno para a construção do salão e do cemitério. Alguns anos depois, em 2005, se iniciou a construção da igreja. Os primeiros capelões foram: Vitor Parma, Marino Vanderlinde, Lurdes Vanderlinde e Rita Vamderlinde. Eles utilizavam o folheto dominical e contavam com o auxílio de muitas outras pessoas.

Os líderes do grupo dos projetos da Comunidade eram: Vitor Parma, Ivo Parma e Marino Vanderlinde.

No ano de 2005 foi iniciada a construção da igreja, com a ajuda de toda a Comunidade, com doações de outras Comunidades e de pessoas amigas.

Na época da construção da igreja haviam 35 famílias que colaboraram com a construção da mesma.

Por decisão da Comunidade foi escolhido, entre outros santos, o Cristo Ressuscitado, e a imagem foi adquirida através de doação de uma família que reside em Ribeirão Matilde (Sr. Flávio Luiz e família).

O Pe. Marino presidiu a primeira Missa na igreja, mas outros padres já passaram pela comunidade: Pe. Edolar, Pe. Alírio, Pe. Renê, Pe. Francisco, Pe. Auri, Pe. Cássio, Pe. João, Pe. Pedro, e, por último, Pe. Evaristo.

Enquanto a comunidade foi se formando, também se formou o primeiro ministro da comunhão: o Sr. Vitor Parma. Logo após, a Comunidade elegeu mais um ministro: Sr. Marcelino Tenfen. Sempre foram bem aceitos pela Comunidade.

Na localidade todos trabalham na agricultura. Já era assim anos atrás. Todos vivem bem. Algum tempo atrás era mais difícil, pois não havia energia elétrica, alguns alimentos precisavam ser guardados, defumados ou na banha; o que não produziam era comprado nos “secos e molhados”.

As moradias mudaram, mas antigamente, as casas eram mais modestas, haviam poucas casas com sistema sanitário. Hoje a relidade é outra. A maioria das casas são de alvenaria ou mistas e todas possuem sistema sanitário.

Nas redondezas já haviam alguns carros, mas também era usada a carroça, carro-de-boi, e, também andava-se a pé, muitas vezes por longas distâncias.

Com a construção do Salão começo-se a fazer as festas do Padroeiro. Era um acontecimento muito esperado por todas as famílias. Todos ajudavam a organizar a festa, que era feita com prendas e doação ganhas das comunidades vizinhas.

Anos atrás era tudo mais difícil: poucos carros, sem telefne e poucas famílias para assumir os compromissos da comunidade. Inicialmente se rezava na escola, depois, com dificuldade foi construído o salão e passou-se a rezar neste local. Apenas alguns anos depois foi construída a igreja, que ainda não está pronta. Hoje a Comunidade ainda é pequena, com poucas famílias e luta com as dificuldades para conseguir se manter.

Na Comunidade houve apenas um jovem que foi para o seminário, Adriano Parma, que permaneceu lá apenas três anos.

O terreno do cemitério foi adquirido através de doação, junto com o terreno da igreja. O cemitério ficou, mais ou menos, dois anos sem ninguém ser sepultado, até que, no ano de 1996 houve o primeiro sepultamento, de Osmarina Vanderlinde Vais.

Na Comunidade há o Salão, com bar e sistema sanitário.

A igreja colaborava no sistema de lazer da Comunidade através do bar e, às vezes, com uma partida de futebol, pois há um terreno para um campo.

O primeiro fato marcante na Comunidade foi a construção do salão. Era a vontade de muitos que houvesse Missas e Cultos na Comunidade. Um fato mais recente foi a construção da igreja, que era um sonho de toda a comunidade, principalmente das pessoas mais idosas, que desejavam ver a igreja construída.

A Comunidade já teve a visita do Bispo para a realização da Crisma no salão, mas, na igreja, a primeira celebração presidida pelo Bispo, D. Tito, foi em 22/01/2011.

Dia do Santo Padroeiro

Dia da Ressurreição do Senhor (Páscoa)

Coqueiral

Aurora/SC